História
Em 1964, um grupo de Balienses, que integravam o Grupo Desportivo da Custió sentiram a necessidade de implantarem na freguesia, uma agremiação desportiva, que representasse melhor Leça do Balio, pondo então em prática uma ideia, que consistia em arranjar um Parque Desportivo e uma Sede Social, capazes de darem espírito e corpo às suas ideias de desenvolvimento. Decidiram então, que o Grupo Desportivo da Custió, passaria a designar-se por DESPORTIVO DE LEÇA DO BALIO e que as cores do clube seriam o Amarelo e Preto e a escolha do Mosteiro de Leça do Balio como símbolo por aquilo que representa para a freguesia, ao mesmo tempo foram efectuados os contactos necessários para a obtenção de um Parque de Jogos e uma Sede Social, no qual foram bem sucedidos, assim sendo, e depois de terem alugado uma Sede na Rua do Araújo e um terreno na Custió, lançaram mãos à obra na conclusão do Parque Desportivo, que viria a designar-se por “ Campo Anabela “ em homenagem à filha do proprietário do terreno já falecido.
Quanto à Sede Social, que muito embora fosse de reduzidas dimensões, manteve-se assim até sensivelmente ao ano de 1974, sendo então demolida pelo proprietário que no seu lugar, construiu o imóvel onde se encontra a actual Sede Social, e adquiriu-se um autocarro, para garantir o transporte dos seus atletas, para treinos e jogos.
No dia 01 de Abril de 2007, foi dado um passo importante na consolidação do Desportivo de Leça do Balio, e um sonho antigo de adeptos e simpatizantes, a inauguração do Complexo Desportivo de Leça do Balio, sendo apadrinhado pelo clube da freguesia vizinha o Custóias F. C., ficando para a história um empate a uma bola. Sendo um complexo moderno, de excelentes infra-estruturas para a prática de modalidades desportivas aliada a serviços de apoio de boa qualidade, este Complexo permite uma viragem na vida do clube, e sua imagem.
No seguimento da política de rigor e de ambição, para dotar o clube de ferramentas de sustentação, foi no ano de 2008 dado mais dois passos em frente, o primeiro com a declaração do DESPORTIVO DE LEÇA DO BALIO como entidade de UTILIDADE PÚBLICA por despacho no 27096/2008 e a aquisição de um autocarro novo, dotado de excelentes condições e licenciado pelo IMTT para o transporte de crianças, o qual foi inaugurado em 20 de Dezembro de 2008, com a presença das forças vivas da freguesia de Leça do Balio e com a presença do presidente da Câmara de Matosinhos Dr. Guilherme Pinto e do vereador Prof. Rijo.
A cobertura da bancada foi igualmente um dos pontos altos.
Continuando o plano de crescimento sustentado do clube em 2011, foi inaugurada a cobertura da bancada, uma obra fantástica pois permite a quem vá assistir jogos ao complexo, toda a comodidade e conforto, no inicio de setembro de 2016 foi inaugurado a iluminação do Complexo Desportivo, sendo o primeiro clube a nível nacional com um sistema de iluminação LED’S.
Recentemente foi colocado um sintético de última geração, que vai permitir a todos os atletas usufruir de um moderno tapete relvado para a prática do futebol.
PLANO DESPORTIVO
O historial do Clube regista:
-
Conquista da taça extraordinária da A. F. Porto;
-
Presenças honrosas no Campeonato Nacional de Futebol Feminino;
-
Seis subidas de divisão de Futebol Sénior, nas épocas de 1987/89, 1994/95,
1997/98, 2003/04 (Campeões de Série e Distrital da 2a Divisão da A.F. Porto) e 2013/2014 estas subidas foram da 2a divisão distrital à 1a divisão Distrital, na época 2015/2016 campeão de série e distrital da 1a Divisão da A.F. Porto e pela primeira vez, participação no Campeonato da Honra da A.F. Porto.
O DESPORTIVO DE LEÇA DO BALIO é membro de pleno direito da A.F. do Porto, e da Federação Portuguesa de Futebol, conta actualmente com 300 associados, e está filiado na A.F. Porto, na categoria Sénior da Divisão de Honra Distrital, pela primeira vez no seu historial, tem as equipas inscritas em todos os escalões de formação, movimentado cerca de 250 jovens, incluindo duas equipa de Futebol Feminino(Seniores e Iniciados), na época 2015/2016 por nossa iniciativa iniciamos o processo da própria Academia Desportivo Leça do Balio com bastante sucesso.
É sócio da Associação das Colectividades do Concelho de Matosinhos, sócio da Federação das Colectividades do Distrito do Porto, sócio da Confederação Portuguesa das Colectividades e sócio da Academia das Colectividades.
FUTURO
A curto prazo, continuar a aposta encetada na formação de jovens atletas, tanto no plano desportivo com equipas mais competitivas como aproveitar os atletas mais competentes para fazerem parte do plantel sénior, temos como objetivo na próxima época ter mais equipas na 1a divisão para estes continuarem a ter a prática desportiva e assim evitar que possam enveredar por outros caminhos. No aspeto social dotar os jovens do presente e os homens/mulheres do futuro, com uma forma diferente de olhar para o mundo individualista, o desporto ajuda a pensar de forma coletiva e humana, temos igualmente uma vertente fortemente social, pois como existem atletas carenciados, tentamos ajudar de forma discreta mas efetiva.
Dotar o nosso segundo campo (Campo Anabela) que tem o piso em terra batida, com piso sintético aproveitando a substituição do piso no Complexo Desportivo, para assim podermos de forma sustentada, crescer ainda mais num mundo cada vez mais competitivo.
Criar uma aproximação ainda mais efetiva entre a população e a agremiação desportiva, continuar a politica de verdade, credibilidade e de rigor,
PARA QUE O DESPORTIVO DE LEÇA DO BALIO POSSA CRESCER, HONRANDO CADA VEZ MAIS A VILA QUE REPRESENTA E OS BALIENSES!